sábado, 6 de agosto de 2011

Acumulo de capital.


Acumulo de capital, prejuízo social ou liberdade de mercado?
A muito o acumulo de capital vem sendo uma forma do crescimento privado, pra deleite do empresário e da empresa, para segurança financeira pessoal e empresarial, é desta forma que grandes bilionários como Carlos slim, Bill Gates e o Brasileiro Eike Batiste compram jatinhos, mansões que são usadas uma vez por ano, garagens com carros de 1 milhão de reais, entre outras coisas. Vivemos num mundo capitalista, com liberdades conquistadas, entendo que o acumulo é fruto do trabalho de pessoas, e todos tem o direito de conquistar.
Agora é correto isto acarretar desequilíbrio econômico? a consequência disto são as classes miseráveis, o dito proletariado. Imaginem uma mansão que alguns destes bilionários, que no mínimo custam milhões de reais, ou jatinhos que custam outros milhões. Relacione pelo menos a venda de um destes moveis ou imóveis, vejo quantos salários mínimos poderiam ser pagos durante um ano, e veja o reflexo que isso teria nas classes abaixo da linha da pobreza e na qualidade de vida.
Em um ponto de vista poderia ser resolvidos vários problemas sociais, que sobrecarregam o Estado, se bilionários ao invés de se deleitarem no dinheiro, fizessem uso deles pra ajudar o Estado na solução de problemas sociais.
Veja bem, não sou contra o acumulo de capital, pois a proibição vai ao oposto do direito de liberdade constitucional, mas acho um questionamento que deve ser abordado pelo lado cultural.

(A figura representa o uso inadequado do pensamento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário