sábado, 26 de janeiro de 2013

QUER ABRIR UM HOTEL EM MACAPÁ, PENSE BEM!


O setor hoteleiro em Macapá foi muito especulado nos anos de 2006 a 2009, diversos empresários de outro ramo tentaram entra neste mercado, pois o movimento em hotéis era grande, e algumas autoridades públicas fomentavam de forma especulativa, que esta área necessitava de mais hotéis, e que o mercado hoteleiro era fraco, comentário esse sem qualquer estudo de mercado, na época a SETUR fazia esse papel errôneo.
Como num passe de mágica, prédios começaram a se erguer, era visível, surgiam com grandes ideias, pianos bar, atendimento executivo, elevadores etc. uma atitude empreendedora, mas esqueciam de algo, a quem eles iriam atender.
Primeiro tombo quando falamos em hotel falamos em hospedagem voltada ao turismo, primeiramente, não temos turismo que preencha a grande parte das ofertas de leito, a diferença é enorme. Segundo tombo, A maior parte do fluxo de hóspedes em hotéis são os de representantes comerciais, e em 2010 este fluxo baixou mais da metade em todos os hotéis. Terceiro tombo, a guerra por tarifas mais baixas, que culminou na perda de muitos hotéis (concorrência), pois com a construção de tantos hotéis a oferta de leitos aumentou, tudo isso quando as procuras pelos leitos baixavam, o que é o inverso de uma lei da economia.
Posso citar alguns que padeceram diante deste setor, Ceasar Park, Imperial hotel, Villa Country, é o que me recordo agora, outros hotéis já estavam a venda. Tenho relatos de que o faturamento da maioria dos hotéis caiu mais de 30%, alguns mais de 50%, causou pânico, virou uma guerra por hóspedes, piorou quando uma rede nacional resolveu entrar, o IBIS, que não cabe nessa leitura pois as suas variáveis de demanda e oferta são diferentes das que estão em Macapá(Desigualdade de concorrência).   
Então, a não ser que você tenha um contrato em que ocupe todos os leitos, durante pelo menos 6 meses, pense muito bem antes de investir. Fico triste em fazer esta analise, mas é a verdade, o turismo não é suficiente pra dar estabilidade e as representações comerciais (A Principal clientela do setor hoteleiro desta cidade) são disputadas a tapa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário