quinta-feira, 27 de outubro de 2011

As incertezas e o medo da mudança.


 
Qualquer que seja a mudança sempre causará a insegurança no ambiente, de um lado aqueles que acreditam e de outro os que desconfiam, e diante disto há uma guerra de argumentos, causas e desculpas, o que expõe na verdade a opinião influenciada ou não de cada um.
Após aderirmos ou coercitivamente tenhamos que aceitar a mudança, devemos ser consciente da dificuldade que virá, pois todo mudança é difícil. Ter paciência e entender melhor os mecanismos de funcionamento, a realidade dos processos e a situação financeira, são ferramentas que nos ajudarão a ver de um ângulo diferente o macro e o micro ambiente. Imagine que na sua casa a renda irá diminuir por conta de vários fatores, e no momento em que soube, vivia em situação estável usando de créditos dos limites bancários. Sabendo da realidade, cortam-se as despesas superficiais, até a quitação dos limites devidos, e posterior a isso que poderá voltar como era antes. A mudança foi agradável? Não. Quais a explicações da mudança?  Terá o modo de viver alterado? Sim, temporariamente. Um dos motivos deste exemplo é o corte no limite, porque simplesmente estava gastando recursos que não eram seus, e terá que repor até poder voltar a ter um orçamento melhor.
A incerteza e o medo da mudança (do novo) acontecem em todo lugar, em casa, numa empresa, na administração estatal, na administração municipal, sempre vai envolver pessoas e recursos, o que devemos sempre ter em mente é o futuro, é economizar ao Maximo, criar superávit para que no futuro possamos colher o melhor, dar qualidade de vida, mas em primeiro lugar temos que superar o medo da mudança, da incerteza e que no final das contas os desempenhos e os louros serão maiores.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário