quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

As portas do desenvolvimento


Desenvolver, Fazer progredir, crescer, o estado em busca de sua expansão e crescimento, conseguir maior quantidade de recursos, distribuição de alimentos maior oferta, menor preço, capacidade de competição, arrecadação; Estado? Amapá.
População urbana alta, em contra ponto ao rural, indicando setor primário fraco. Atualmente conta com melhoria em estradas, maior parte do Estado já esta ligada de norte a sul, mas ainda falta a pavimentação de parte. Com pavimentação das estradas a distribuição de recursos será melhor, poderemos trabalhar o setor primário, mas ainda iremos depender da capilaridade dos pontos de energia, que deverão chegar ao setor.
Mesmo conseguindo resolver esses problemas, ainda termos uma barreira, o isolamento quanto ao país, sem estradas, somente hidroviário e aéreo, um caso difícil. Entretanto se conseguirmos resolver o problema da ativação do setor primário no estado, com fomentos, créditos, capacitação, estradas e energia, a produção interna poderá competir com a produção externa, baixando os preços, não embutindo alguns impostos e fretes, nos tornando sustentável.
Neste caso a arrecadação poderá aumentar, o fluxo comercial cresceria junto, fortalecendo o consumo, o mercado e a economia do estado, e a partir deste momento poderíamos pensar no setor Secundário, com a inicialização de uma industrialização forte. As portas estão postas, só devemos abri-las, leva tempo, mas, é desenvolvimento certo, qualidade de vida, comercio, opção, educação etc.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário